O Dono do Produto

“O Product Owner é responsável por maximizar o valor do produto resultante do trabalho do Scrum Team. A forma como isso é feito pode variar amplamente entre organizações, Scrum Teams e indivíduos”.

“O Product Owner é responsável por maximizar o valor do produto resultante do trabalho do Scrum Team. A forma como isso é feito pode variar amplamente entre organizações, Scrum Teams e indivíduos”.


De acordo com o Guia Scrum (2020):

“O Product Owner é responsável por maximizar o valor do produto resultante do trabalho do Scrum Team. A forma como isso é feito pode variar amplamente entre organizações, Scrum Teams e indivíduos”.

O(A) PO deve ser profissional do Time Scrum com foco e mais conhecimento do negócio. Habilidade de comunicação e, principalmente, de negociação são fundamentais para conseguir levantar os requisitos, com foco em maximizar valor do produto dado a importância para o negócio e necessidade do cliente. 

O(A) Dono(a) é o(a) responsável direcionar e por maximizar valor do trabalho dos Desenvolvedores. 

Características desejáveis do(a) Dono(a) do Produto são:

O(A) PO deve ser o gestor das principais partes interessadas no projeto, especialista em mercados de produtos e em maximizar valor do trabalho.

O(A) PO deve conhecer tecnicamente do projeto, deve ter autoridade, bem como suas decisões devem ser respeitadas pela organização e deve estar sempre disponível para o time, ele não pode ser um rockstar inalcançável, deve prestar apoio sempre que acionado por qualquer membro do Time Scrum.

É responsável por informar a todos do time sobre o Backlog do Produto e mantê-lo atualizado, bem como esclarecer dúvidas a respeito do escopo durante a execução do projeto. É o profissional que tem a visão geral do andamento do projeto, 

O(A) PO é o(a) único(a) responsável pelo Backlog do Produto (por inclusões, exclusões e mudanças), responsável por aceitar ou rejeitar incrementos do produto potencialmente liberáveis na Reunião de Revisão da Sprint e tomar as decisões relacionadas ao negócio. 

Responsabilidades do(a) Dono(a) do Produto (PO) de acordo com o Guia Scrum (2020):

“a) Desenvolver e comunicar explicitamente o objetivo do produto;*

b) Criar e explicar claramente sobre os Itens do Backlog do Produto;

c) Priorizar os Itens do Backlog do Produto; e,

d) Garantir que o Backlog do Produto seja transparente, visível e compreensível.”

O(A) Dono(a) é uma pessoa, não é um comitê ou setor organizacional. 

O(a) PO pode fazer todo o trabalho acima ou delegar para outro profissional executar, mesmo assim ele permanece como o responsável. Ele tem a exclusiva responsabilidade de gerenciar o Backlog do Produto. Deve garantir que os Itens do Backlog do Produto (PBI) estejam claramente entendidos pelos Desenvolvedores e estejam priorizados adequadamente para entregar o máximo de valor ao cliente e alcançar o objetivo do projeto. 

O(A) Dono(a) do Produto é quem tem a palavra final sobre o Backlog do Produto.
O(A) Dono(a) do Produto é quem deve conhecer o progresso em direção a um objetivo comercial ou lançamento (metas de alto nível). Deve ser capaz de explicar ao time as alternativas de forma clara e objetiva.
O(A) Dono(a) do Produto não gerencia o(a) Scrum Master ou Desenvolvedores. 

Em um projeto muito grande normalmente aparece a figura escalada do(a) Dono(a) do Produto (PO), chamado de Dono(a) do Produto (PO) Líder, conforme mostrado na figura abaixo: 

O escalonamento pode ser realizado por área de negócio da organização, por exemplo, em um projeto de implantação de ERP, que podem existir Donos(as) do Produto para cada área, um para administrativo, um para o financeiro e outro para RH, etc.

Se quiser se aprofundar no Scrum, compre o livro Scrum Path+ : Seu caminho para agilidade, ou faça o curso Completo de Scrum. Escolha através dos botões abaixo:


Relacionados


#Scrum #Agile #ScrumPath+ #PapéisScrum #ScrumMaster #PO #DonoDoProduto #Desenvolvedores


Leave a Comment

error: Conteúdo Protegido!
Scroll to Top