A “Sprint Zero” não é formalizada pelo Guia Scrum, mas é uma etapa muito importante para qualquer Projeto.
A “Sprint Zero” não é formalizada pelo Guia Scrum, mas é uma etapa muito importante para qualquer Projeto.
Em um projeto Scrum a “Sprint Zero” ocorre antes do Planejamento da Sprint. No Planejamento da Sprint o Time Scrum prioriza, estima e define a sequência das Histórias de Usuário antes de iniciar os trabalhos, mas na “Sprint Zero” o Time Scrum deve se atentar em assuntos mais amplos, como o ambiente de trabalho, definir velocidade, escolher os procedimentos internos que serão seguidos, definir o tamanho das Sprints, alinhar as Definições de Pronto e de Preparado e os critérios de qualidade. A seguir essas tarefas são detalhadas:

- Ambiente de Trabalho – O Time Scrum deve deixar tudo pronto antes de iniciar a primeira Sprint, providenciando os equipamentos, mobiliário, sala de trabalho, softwares, set ups, materiais, profissionais e o que for necessário para que o projeto seja desenvolvido sem impedimentos.
- Acordos e procedimentos – Neste ponto, o Time Scrum colaboram entre si para chegar a um acordo sobre quais procedimentos seguir e quais são as regras do jogo que não estão formalizados pelo Guia Scrum, por exemplo, qual horário padrão de trabalho, qual a regra para conceder férias, aprovação e controle de horas-extras, quais canais/ferramentas oficiais de comunicação, fluxo de comunicação, workflows, RACI, como ocorrem os treinamentos, definir os valores do time, definir como resolver problemas, tempo máximo para escalar problema, sobre mal comportamento, motivação, etc.
- É recomendável que o Time Scrum tenha um documento feito de forma colaborativa para consulta em relação aos itens citados acima.
- Definir a velocidade do Time – Nesse momento o Time Scrum necessitará definir a velocidade para ser utilizada na primeira Sprint. É claro que, por ser a primeira Sprint, a velocidade do Time pode ser super ou subestimada, nestes casos o Time deve “puxar” mais ou menos trabalho para ajustar à sua velocidade.
Na segunda Sprint poderão ocorrer ajustes de velocidade, porém, com menos impacto do que na primeira, e assim o Time Scrum irá se ajustando até que encontre sua velocidade ideal.
Naturalmente, o time que não tem velocidade pré-definida terá, inicialmente, mais dificuldade de encontrar sua velocidade, mas se bem conhecido o processo empírico, baseado em observação e experimentação, o Time Scrum encontrará a sua velocidade ideal no decorrer do Projeto. Se o Time Scrum já possuir uma velocidade definida, baseada em projetos anteriores, então esta pode ser usada como parâmetro. Caso contrário, pode definir que cada elemento do time entrega 8 pontos por semana (número mágico), então, se a Sprint possui 4 semanas cada elemento entregará 24 pontos por Sprint. Em um projeto com 8 elementos a velocidade de todo o time será de 256 (8 x 4 x 8) pontos por Sprint.
Quanto mais experiente for o Time, mais precisas serão as estimativas e melhor será definido a velocidade do Time Scrum.
- Definir tamanho das Sprints – O tamanho da Sprint deve ser baseado na velocidade do Time Scrum e características do projeto. O tamanho da Sprint deve ser o mesmo até o término do projeto. Poderá variar, mas não é o ideal, essa mudança deve ser discutida com os Desenvolvedores.
- Criar a Definição de Pronto (DoD – Definition of Done) – O(A) PO com apoio dos Desenvolvedores devem criar a Definição de Pronto, caso ela já não seja um padrão organizacional. Todos os times devem ter a mesma Definição de Pronto (DoD).
Em projetos com múltiplos Times Scrum, que estejam trabalhando em um único Produto, todos devem ter a mesma Definição de Pronto (DoD).
- Criar a Definição de Preparado (DoR – Definition of Ready) – Os Desenvolvedores com colaboração do(a) PO devem criar a Definição de Preparado.
- Definir conceito de Qualidade – É um conceito que complementa a Definição de Pronto, que se baseia em duas visões de qualidade:
> A qualidade do negócio, ou seja, as regras de negócio e os critérios de aceitação do produto pronto normalmente são descritos no contrato de prestação de serviços.
> A qualidade técnica, que é definida pelo Time Scrum, que indica qual linguagem o software será desenvolvido, tipos de testes, se será web ou nativo, qual banco de dados utilizar, etc.
A “Sprint Zero” usualmente é considerada como etapa distinta do Planejamento da Sprint, em algumas organizações são realizadas dentro da primeira Sprint do Projeto. Independente de considerá-las como etapas separadas ou não, o importante é realizar com bastante atenção esses passos, pois podem aparecer riscos negativamente impactantes no projeto.
Se quiser se aprofundar no Scrum, compre o livro Scrum Path+ : Seu caminho para agilidade, ou faça o curso Completo de Scrum. Escolha através dos botões abaixo:
Relacionados
Os Eventos do Scrum
Eventos Time-Boxed no Scrum
Time-Box detalhado; Veja mais…
A Sprint – O Coração do Scrum; Confira
Parceiros:
#Scrum #Agile #ScrumPath+ #Eventos #Planejamento #Retrospectiva #Revisão #Timebox




