O Vision Box é uma técnica simples, bem visual e lúdica, promovida por Jim Highsmith, que pode ser usada pelo Time Scrum como ferramenta de apoio para desenvolvimento da Visão do Produto.
O Vision Box é desenvolvido em colaboração com o Time Scrum, podendo envolver outros intervenientes do projeto através de workshops para explanar sobre o projeto e desenhar na caixa os atributos do produto.
Passos adaptados e simplificados para implantar o Vision Box:
1. Preparação
a. Apresente uma caixa quadrada para o Time. Esta não deve apresentar qualquer informação ou marca, preferencialmente, de cor branca para facilitar ao escrever nela.
2. Frente da Caixa
a. Nome do Produto - escreva o nome do produto ou serviço;
b. Características do produto ou serviço - para quê o produto ou serviço servirá e quais principais características. Por exemplo, "Saas vendido por usuário ou multi-usuários";
3. Laterais da Caixa
a. Gráfico - desenhe um gráfico do produto ou serviço
b. Escreva três ou quatro palavras-chaves para "vender" o produto;
4. Verso da Caixa
a. Uma descrição detalhada da função do produto;
b. Liste requisitos operacionais.
Também devem ser discutidos temas que não cabem na caixa, como por exemplo: escopo, cronograma, custo, benefícios e prioridades; Missão do Produto, Principais necessidades dos clientes; Critérios de medição da satisfação do cliente; Limitações do produto em relação a desempenho, facilidade de uso, etc., e indicadores financeiros, ROI esperado e critérios de lançamento de MVP, dentre outros tópicos relevantes.
O Vision Box é de responsabilidade do(a) Dono(a) do Produto. Pode ser utilizada pelo Time Scrum na “Sprint Zero” como ferramenta de apoio para desenvolvimento da Visão do Produto.
Quer saber mais sobre Scrum? Compre o livro Scrum Path+ : seu caminho para a agilidade, através do botão abaixo: