top of page

Técnicas de Estimativa

Foto do escritor: Scrum Path+Scrum Path+

Atualizado: 24 de ago. de 2022

As principais técnicas utilizadas por Times Scrum são:

1) Estimativa por Complexidade

No Scrum a complexidade é medida por Pontos de Complexidade e não por Horas. Pontos de História ou Pontos de Complexidade expressam o tamanho de uma História de Usuário.


Na estimativa de Pontos de Complexidade é atribuído um valor para cada História de Usuário. Por exemplo, um total de 100 pontos são distribuídas em 3 Histórias de Usuário A, B e C, cujas complexidades foram definidas pelos Desenvolvedores como: 20 pontos para História de Usuário A, 40 para a B e 40 para a C. Conclui-se que as Histórias B e C têm complexidades similares e são mais complexas que a A.

2) Estimativa por Afinidade/Triangulação

Técnica usada para estimar muitas Histórias de Usuários rapidamente. Usando bloco de notas autoadesivas, as História de Usuário são fixadas na parede para serem comparar suas complexidades por similaridade. As Histórias similares ganham mesmos pontos/estimativa. Finalmente, o Dono do Produto indicará algumas categorias de tamanhos na parede. Essas categorias podem ser por quantidade de pontos ou por serem pequenas, medias ou grandes. Em seguida, os Desenvolvedores moverão as Histórias de Usuário para essas categorias finalizando o processo de estimativa. Esta abordagem é bastante utilizada, pois traz transparência e é fácil de ser conduzida.

3) T-SHIRT Sizing

A complexidade das Histórias de Usuário definidas como tamanho de camisas: P, M, G e GG. Após esse primeiro refinamento, as Histórias de Usuário podem ser decompostas de acordo com cada tamanho, podendo ser utilizadas outras técnicas para refinar a estimativa.


4) Planning Poker

Técnica para estimar complexidade das Histórias de Usuários mais usada pelas organizações ágeis.

Na estimativa utiliza-se um baralho com cartas baseadas na sequência de Fibonacci (1, 2, 3, 5, 8, 13, 21...). Usualmente são apresentadas cartas até a complexidade 21 para evitar que as Histórias do Usuário fiquem com complexidades muito díspares. Além dos números existem as cartas de "?" e de xícara de café, cujos significados são: “Necessidade de maior esclarecimento” quanto a História do Usuário (?) e “Pausa de 5 minutos” na discussão (☕).



Passos para jogar o Planning Poker:

1) O Dono do Produto apresenta as História dos Usuários e, em seguida, questiona os Desenvolvedores quanto a estimativa da complexidade;


2) Os Desenvolvedores escolhem uma complexidade de acordo com os números das cartas. Usualmente quem apresentou o maior e o menor valor devem explicar o motivo da escolha.


3) Com base nas discussões, os Desenvolvedores fazem uma nova rodada de estimativa. Se as divergências forem sanadas, então, começam a estimar uma nova História de Usuário. Caso contrário algum membro do time pode lançar mão da carta de "?" para dirimir qualquer dúvida que porventura exista. A carta de café ☕ é uma parada obrigatória, caso a discussão não esteja sendo produtiva ou muito acalorada.

O Planning Poker acontece nas reuniões de Refinamento (Gromming) do Backlog do Produto.


Quer saber mais sobre Scrum? Sugiro iniciar o Scrum Path+ Program - Curso grátis de Scrum, através do botão abaixo:


zap.jpg
bottom of page