Sprint Zero
- Scrum Path+
- 14 de ago. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 23 de ago. de 2022

A "Sprint Zero", não é definida pelo Guia Scrum, mas é uma etapa importantíssima para o Projeto Scrum. A Sprint Zero ocorre antes do primeiro Planejamento da Sprint. No Planejamento da Sprint o Time Scrum que prioriza e define a sequência das tarefas antes de iniciar os trabalhos, mas na Sprint Zero o Time deve se atentar em assuntos mais amplos, como o ambiente de trabalho, definir velocidade dos Desenvolvedores, definir o tamanho das Sprints, alinhar a Definição de Pronto e Definição de Preparados e os critérios de qualidade. A seguir essas tarefas são detalhadas:
1) Ambiente de Trabalho
O Time Scrum deve deixar tudo pronto antes de iniciar o trabalho, softwares, materiais, profissionais e o que for necessário para o projeto seja desenvolvido sem impedimentos.
2) Definir a velocidade do Time
Nesse momento o Time Scrum necessitará definir a velocidade para ser utilizada na primeira Sprint. É claro que, por ser a primeira Sprint, a velocidade do Time pode ser super ou subestimada, nestes casos o Time deve "puxar" mais ou menos trabalho para ajustar à sua velocidade. Na segunda Sprint poderão ocorrer ajustes de velocidade, porém, com menos impacto do que na primeira, e assim o Time irá ajustando até que encontre sua velocidade ideal.
Naturalmente, o time que não tem velocidade pré-definida terá, inicialmente, mais dificuldade de encontrar sua velocidade, mas se bem conhecido o processo empírico, baseado em observação e experimentação, o Time encontrará a sua velocidade ideal no decorrer do Projeto. Se o Time Scrum já possuir uma velocidade definida, baseada em projetos anteriores, então esta pode ser usada como parâmetro.
Para calcular a velocidade de um Time, deve-se somar o total de pontos de cada Sprint e dividir pela quantidade de semanas da Sprint. Por exemplo, uma Sprint de 4 semanas, cujos pontos realizados ou previstos pelo Time é de 400 pontos, então, a velocidade do Time será 100 pontos por semana (400/4 = 100).
👁🗨 Quanto mais experiente for o Time, mais preciso serão as estimativas e melhor será definido a velocidade do Time Scrum.
3) Definir tamanho das Sprints
O tamanho da Sprint deve ser baseado na velocidade do Time Scrum e tipo de projeto. O tamanho da Sprint deve ser o mesmo até o término do projeto. Poderá variar, mas não é o ideal, essa mudança deve ser discutida com os Desenvolvedores.
4) Definição de Pronto (Definition of Done - DoD)
De acordo com o Guia do Scrum - Um guia definitivo para o Scrum: As regras do Jogo (2020):
“quando um item do Backlog do Produto ou um incremento é descrito como ‘Pronto’, todos devem entender o que o ‘Pronto’ significa. Embora, isso possa variar por Time Scrum, os integrantes devem ter um entendimento compartilhado do que significa o trabalho estar completo, assegurando a transparência. Esta é a ‘Definição de Pronto’ para o Time Scrum e é usado para assegurar quando o trabalho está completado no incremento do produto.”
O objetivo de cada Sprint é entregar incrementos de funcionalidades aderentes a Definição de Pronto determinado pelo Time Scrum. Sendo assim, incremento é utilizável e pode ser aprovado pelo Dono do Produto na Reunião de Revisão da Sprint.
Exemplo de definição de Pronto:
a) Homologado pelo Dono do Produto?
b) Passou em todos os testes?
c) Documentação finalizada?
d) Código testado em ambiente de homologação?
e) Problemas corrigidos e testados?
Se todas as respostas acima foram "sim", então, o Dono do Produto pode considerar o entregável/incremento/atividade realmente pronto.
Conforme demonstrado no exemplo anterior, a Definição de Pronto traz transparência ao processo de aprovação dos Incrementos ao mostrar ao Time Scrum um entendimento pacífico do que realmente está “Pronto”.

👁🗨Se existem múltiplos Times Scrum trabalhando, a Definição de Pronto deve ser a mesma para todos.
👁🗨 O Dono do Produto é responsável por criar a Definição de Pronto (Definition of Done). A Definição de Pronto garante a transparência no momento da entrega do Produto, facilitando a sua ação de aceitar ou não os incrementos apresentados pelos Desenvolvedores na Reunião de Revisão da Sprint.
Se a Definição de Pronto faz parte das convenções, padrões ou diretrizes da organização de desenvolvimento, todos os Times Scrum devem segui-la. Os Desenvolvedores do Time Scrum podem complementá-la com elementos específicos para o produto ou contexto. Se "Pronto" para um incremento não for uma convenção da organização de desenvolvimento, o Dono do Produto deve deliberar uma Definição de Pronto apropriada para o produto.
5) Definir conceito de Qualidade
É um conceito que complementa a Definição de Pronto, que se baseia em duas visões de qualidade:
a) O cliente que norteia a qualidade do negócio, ou seja, é ele quem define as regras de negócio, normalmente descrito em contrato de prestação de serviços, e os critérios de aceitação do produto/software pronto.
b) O Time que define a qualidade técnica. Quem determina qual linguagem o software será desenvolvido, tipos de testes, se será web ou outro tipo, qual banco de dados utilizar é exclusivamente o Time Scrum.
A Sprint Zero usualmente é considerada como etapa distinta do Planejamento da Sprint, em algumas organizações ágeis são realizadas dentro da primeira Sprint do Projeto.
Independente de considerá-las como etapas separadas ou não o importante é realizar com bastante atenção esses passos, pois podem incorrerem riscos negativamente impactantes no do projeto.
Quer saber mais sobre Scrum? Sugiro iniciar o Scrum Path+ Program - Curso grátis de Scrum, através do botão abaixo:
Comments