A palavra Scrum origina-se do Rugby Football. No jogo, o scrum é a forma de reinício do jogo onde os atletas dos dois times se empurram com o objetivo de ganhar a posse de bola. Nesse momento fica evidente necessidade de união do time para conseguir recuperar a bola. O emprego da técnica e participação de todos é imprescindível para se alcançar o sucesso. Se um jogador falhar certamente comprometerá toda formação e o time poderá perder a posse de bola, então união e o foco de todos no objetivo é fundamental para atingir o objetivo.
"O Scrum é Leve; Simples de Entender e Difícil de Dominar"
Scrum não é um processo, técnica ou metodologia, é um framework estrutural fundamentada na filosofia ágil, criado na década de 90 para desenvolvimento de software, mas que pode ser utilizado em qualquer tipo de projeto complexo.
O Scrum consiste em papéis, eventos, artefatos e regras, que são abordados mais detalhadamente no App Scrum Path+ :
iOS - https://scrumpathplus.glideapp.io
As práticas do Scrum são comprovadamente eficazes, trazendo melhorias continuamente para o produto, o time e o ambiente de trabalho. Ele é baseado no desenvolvimento iterativo e incremental, com forte ênfase no Time e menos em Processo e Ferramentas.
Scrum é fácil de ser entendido, porém muito difícil de ser implementado, pois promove mudança comportamental e cultural nas organizações através de abordagem empírica, baseada em experiência e observações do problema, que não pode ser totalmente entendido ou definido, por isso, são realizadas Sprints de curta duração e à medida que o projeto progride vai se conhecendo mais o problema.
Baseado em desenvolvimento orientado a valor, o Scrum realiza entregas ao final de iterações periódicas com mais valor para o cliente e ROI para o negócio.
O Scrum exige que o trabalho seja realmente realizado em equipe, ou seja, um colaborando com o outro independente do cargo ou nível. A equipe é única responsável pelo desenvolvimento do projeto de forma contínua e sustentável, almejando equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Seis regras que, sem estes, não pode ser considerado realmente Scrum:
1) Processo de controle empírico;
2) Times auto-organizados;
3) Colaboração;
4) Priorização por Valor Agregado;
5) Eventos Time-boxed;
6) Desenvolvimento iterativo.
👁🗨 O Scrum não é técnica ou metodologia de gerenciamento de projetos. Scrum é um Framework estrutural que consiste de times associados a papéis, eventos, artefatos e regras com propósito específico e essencial para o uso do Scrum. Se uma organização não utiliza todos os eventos, os artefatos e as regras específicas não pode considerar que utiliza o Framework Scrum em seu gerenciamento de projetos. Não existe utilização parcial do Scrum.
Ser ágil é uma filosofia!
Quer saber mais sobre Scrum? Sugiro assinar Scrum Path+, através do botão abaixo:
Comments