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Planejamento da Sprint - Passo a passo

Foto do escritor: Scrum Path+Scrum Path+

Atualizado: 22 de jan. de 2024

Saiba como fazer um Planejamento da Sprint pass a passo.

PASSO A PASSO DA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DA SPRINT (Sprint Planning Walkthrough)


No evento Planejamento da Sprint é quando serão planejados os trabalhos a serem realizados na Sprint. Este planejamento é criado colaborativamente com todo Time Scrum.


Usualmente as reuniões de Planejamento da Sprint ocorrem, em suma, da seguinte forma:

Planejamento da Sprint
Planejamento da Sprint

1. Abertura


a. Comece a reunião com um quebra-gelo de pelo menos 10 minutos, converse sobre trivialidades e tente empolgar o time para a reunião. Neste momento, você pode apresentar vídeos ou qualquer outra dinâmica que achar interessante. Qualquer membro do Time Scrum


b. Em seguida explique o objetivo da Reunião de Planejamento, suas regras e timebox. É importante deixar alinhado o entendimento sobre o evento e suas regras. Usualmente é compartilhado uma apresentação com o Time Scrum Scrum Master


2. Visão, mudanças e Feature(s) indispensável(eis)


a. Mostre a Visão do Produto e acrescente seus comentários Dono(a) do Produto (PO)


b. Informe quaisquer mudanças no projeto desde a última Reunião de Planejamento da Sprint. Dono(a) do Produto (PO)


c. Compartilhe as features indispensáveis para a Sprint atual e qual a sua sugestão para a Meta da Sprint Dono(a) do Produto (PO)


3. Velocidade e Capacidade do Time


a. Apresente a capacidade e a velocidade do time, respectivamente em horas/dias ideais e pontos de histórias (story point), que podem ser considerados no planejamento da Sprint. Se um time tem 80 dias ideais de capacidade e 100 pontos de velocidade estes limites máximos não podem ser ultrapassados. No cálculo do limite da capacidade devem ser desconsiderados férias, horas de treinamentos, feriados, improdutividade (usualmente -20% da hora útil), dentre outros) Scrum Master  


4. Backlog da Sprint


a. Apresente os Itens do Backlog do Produto (PBI) previamente ordenados para a Sprint atual. Usualmente o PO apresenta o suficiente para as próximas três Sprints, levando em consideração suas interdependências. Dono(a) do Produto (PO)


b. Revise a Definição de Pronto (DoD). Se existir divergência, discuta com os Desenvolvedores e cheguem a um consenso. Dono(a) do Produto (PO)


c. Analise se as Histórias de Usuário apresentadas pelo(a) PO atendem a Definição de Preparado (DoR). Se as Histórias do Usuário atenderem a DoR mova-as para a Backlog da Sprint; PBI com qualquer pendência ou bloqueio não devem ser consideradas no planejamento e devem ser devolvidas ao Backlog do Produto para que o PO tome as devidas providências Desenvolvedores


d. Selecione as Histórias de Usuário para a Sprint atual e chegue a um acordo com o(a) PO sobre a meta da Sprint. Desenvolvedores 

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e. Defina “quem” e “como” vai fazer o trabalho. Registre os detalhes, e as informações necessárias na História do Usuário Desenvolvedores 


f. Realize estimativas de complexidade para as Histórias de Usuário selecionadas para a Sprint atual. Usualmente é utilizado o Planning Poker neste momento. Desenvolvedores 


g. Quebrem as Histórias de Usuário em subtarefas e estimem as horas para concluí-las, assim é possível comparar com o limite máximo da capacidade do time. Uma ferramenta on-line de tracking acelera muito esta etapa. Desenvolvedores 


h. Verifique se a estimativa do Backlog da Sprint está de acordo com a velocidade e a capacidade do time. Se não estiver, solicite ao(a) PO que remova Histórias do Usuário do Backlog da Sprint até atingir os limites da capacidade e velocidade. Scrum Master  


5. Iniciar a Sprint


a. Após chegar a um consenso sobre a Meta da Sprint e o Backlog da Sprint criado, então, a Sprint pode ser iniciada na ferramenta de tracking, se houver. Dono(a) do Produto (PO)


6. Monitorização

a. Realize a atualização dos radiadores de informação, como o Quadro Scrum e o Gráfico de Burndown. Usualmente a ferramenta de tracking gera os radiadores automaticamente. Desenvolvedores 


b. Atualize os KPIs do projeto, tais como velocidade esperada, pontos de histórias previstos na Sprint atual, etc. Scrum Master  


c. Registre as informações da Reunião de Planejamento da Sprint em ferramentas apropriadas. Scrum Master  


7. Repita


a. Agende a próxima Reunião de Planejamento da Sprint considerando calendário seguido pelo projeto. É importante verificar com antecedência se a próxima reunião coincide com um feriado ou “ponte” da organização. Scrum Master  


8. Encerramento


a. Finalize a Reunião de Planejamento da Sprint. Outra ação motivacional pode ser realizada neste momento. Scrum Master  



Se o timebox expirar (8 horas para uma Sprint de um mês, para Sprints menores o prazo é menor), o Time Scrum deve encerrar a reunião e iniciar a Sprint com o que foi planejado até aquele momento. Os Desenvolvedores, então, devem complementar o planejamento durante a Sprint, realizando a decomposição das Histórias de Usuário em subtarefas, estimando-as e incluindo detalhes que porventura sejam necessários. Eles também podem agendar reuniões com o(a) PO para elucidações, inclusão ou exclusão de Histórias do Usuário no Backlog da Sprint. Cumprir o timebox faz parte do aprendizado, quanto mais experiente for o time com Scrum, mais fácil se tornará atender o tempo fixado.


Todos os pontos discutidos, preocupações, problemas, pressupostos, dependências e definições levantadas durante a Reunião de Planejamento da Sprint devem ser registradas e disponibilizadas para os envolvidos no projeto.



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