O Scrum é fundamentado em três pilares empíricos: Transparência, Inspeção e Adaptação.
1) Transparência
O Scrum exige transparência em todas as ações que o permeia. Na medida em que a transparência é plena, as decisões têm uma base sólida. Na medida em que os artefatos não são completamente transparentes, estas decisões podem ser falhas, valores podem diminuir e riscos do projeto podem aumentar.
O trabalho do Scrum Master é garantir a transparência dos artefatos e deve fazer com que o Dono do Produto, os Desenvolvedores e demais intervenientes entendam como os artefatos funcionam. Este trabalho geralmente envolve aprendizagem, convencimento e mudança.
Transparência não ocorre de um dia para o outro, mas é um caminho.
2) Inspeção
Os artefatos do Scrum e o progresso em direção às metas acordadas da Sprint e do Projeto devem ser inspecionados frequentemente para detectar possíveis variações ou problemas que porventura ocorram. Para ajudar na inspeção, o Scrum fornece cinco eventos, que permitem inspeção e adaptação do que não ocorreu conforme esperado.
A adaptação deve ocorrer sempre que algo seja identificado durante a inspeção, se não ocorrer adaptação é desperdício de esforço. Por isso, os eventos do Scrum foram pensados para provocar mudanças.
A inspeção também consideração os aspectos comportamentais das pessoas e das boas práticas do Scrum para identificar necessidade de melhorias ou variações indesejadas.
3) Adaptação
O projeto deve ser adaptado às mudanças que porventura possam ocorrer proveniente de necessidade do negócio do cliente. Se algo desviar fora do aceitável ou se a qualidade do produto for ruim, o processo que está sendo aplicado deve ser ajustado. O ajuste deve ser feito o mais rápido possível para reduzir risco de ocorrer novamente.
A adaptação ocorre melhor quando o Time Scrum é treinado e autogerenciado e se adapte quando for necessário.
Visão geral dos Pilares do Scrum:
Quer saber mais sobre Scrum? Sugiro iniciar o Scrum Path+ Program - Curso grátis de Scrum, através do botão abaixo:
コメント