"Scrum é baseado no empirismo e lean thinking"
De acordo com o Guia Scrum (2020):
“Scrum é baseado no empirismo e lean thinking. O empirismo afirma que o conhecimento vem da experiência e da tomada de decisões com base no que é observado. O lean thinking reduz o desperdício e se concentra no essencial.
Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para otimizar a previsibilidade e controlar o risco. Scrum envolve grupos de pessoas que, coletivamente, possuem todas as habilidades e conhecimentos necessários para fazer o trabalho e compartilhar ou adquirir essas habilidades conforme necessário.
Scrum combina quatro eventos formais para inspeção e adaptação, contidos dentro de um evento, a Sprint. Esses eventos funcionam porque implementam os pilares empíricos do Scrum: transparência, inspeção e adaptação."
O Empirismo
Na filosofia, empirismo é uma teoria do conhecimento que defende que o entendimento sobre o mundo vem apenas da experiência sensorial, ou seja, é o popular "vivendo e aprendendo".
O empirismo é fundamentado na tomada de decisões baseado nas informações aprendidas através da experiência e da observação, que engloba a medição de progresso, as mudanças de mercado e o constante feedback do cliente.
Em contradição ao empirismo, é usado o planejamento extenso, processos pré-definidos e planos preditivos.
O empirismo sugere o seguinte:
● Aprenda à medida que avança no projeto;
● Aceite que haverá mudanças;
● Sempre inspecione e adapte, quando necessário, usando ciclos de desenvolvimento curtos; e
● As estimativas são apenas referências e, certamente, não serão precisas.
O Lean é uma metodologia fundamentada nas técnicas de manufatura japonesas, discutidas, difundidas e aplicadas em todo o mundo em diversas indústrias, particularmente no Sistema Toyota de Produção, que se concentra em fornecer alto valor ao cliente e melhorar os processos continuamente. A referida empresa japonesa conseguiu criar um ambiente de trabalho altamente sustentável, reduzindo custos, garantindo a eficiência de processos produtivos e, consequentemente, vendendo seus produtos a um preço mais competitivo.
Os dois pilares do Lean Thinking são: Melhoria Contínua e Respeito pelas Pessoas.
Os cinco princípios do Lean thinking são:
1. Valor - Satisfação do cliente é prioridade, entregar maior valor ao cliente deve ser buscado em todas as etapas do processo de desenvolvimento.
2. Fluxo de Valor - Deve-se identificar quais são as etapas para desenvolver o produto que mais agrega valor e melhorá-lo continuamente, mas deve-se focar no essencial.
3. Perfeição - Entregue somente o que o cliente quer, quando ele deseja, com preço justo e zero desperdício.
4. Puxar - O cliente que puxa a demanda e só deve ser desenvolvido aquilo que ele demandar.
5. Fluxo - Melhore os processos de valor e execute-as em uma sequência estrita com objetivo de fazer o produto fluir suavemente até o cliente final.
O processo do Produto Lean é o seguinte:
1. Determinar cliente-alvo;
2. Identificar as dores dos clientes;
3. Definir sua proposta de valor;
4. Descrever o MVP (Minimum Viable Product);
5. Criar seu MVP;
6. Testar o MVP com clientes ou usuários finais;
7. Ajustar o MVP após testes com cliente ou usuários finais;
8. Lançar o Produto para utilização dos usuários finais ou clientes.
Em resumo, o Empirismo é baseado na experiência e no que é observado, enquanto o Pensamento Enxuto concentra-se no essencial, reduzindo o desperdício, focado na colaboração com o cliente/usuário final e ambos se complementam.
O Framework Scrum tem abordagem adaptativa e incremental. No quadro abaixo são apresentadas algumas características:
Prompts I.A.
“Por favor, atue como agile coach, compare a abordagem utilizada pelo Scrum com metodologias tradicionais de gestão de projetos. Forneça uma resposta clara e concisa que destaque as principais diferenças e semelhanças entre essas abordagens, explicando cada ponto com detalhes e exemplos relevantes.
Ao comparar a abordagem Scrum com metodologias tradicionais de gestão de projetos, considere fatores como planejamento do projeto, estrutura da equipe, comunicação, flexibilidade e adaptabilidade a mudanças. Destaque os pontos fortes e fracos de cada abordagem, bem como quaisquer desafios potenciais que possam surgir ao implementá-las.
Observe que sua resposta deve ser flexível o suficiente para permitir várias comparações relevantes e criativas”.
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