top of page

Modelo de Verificação de Ambiência da Spotify (Time Health Check Model)

Foto do escritor: Scrum Path+Scrum Path+

Atualizado: 24 de ago. de 2022


O Modelo de Verificação de Ambiência da Spotify é um modelo de avaliação reconhecida pelo mundo ágil como uma ferramenta eficaz para se medir o sentimento do Time Scrum perante à eles mesmos e aos processos que estão envolvidos.


O Modelo de Verificação de Ambiência da Spotify é realizado através de workshops, usando cartões para apoiar os times a melhorar os processos e sinalizarem o que não está indo bem durante a execução das Sprints.


Devem participar todos do Time Scrum. Podem ser convidados a participar qualquer professional que apoie o time ou seja diretamente impactado pelo projeto.


Passo a passo para usar o modelo:


1) Imprima os cartões de votação e dos temas a serem abordados. Cada cartão indica um tema que deverá ser discutido entre o time.


Os cartões de votação são os semáforos de cores verde (🟢), amarelo (🟡) e vermelho (🔴), onde:


Verde - Não significa que está tudo perfeito, mas sim que o time está satisfeito como o tema, por isso, não é necessário realizar melhorias imediatamente.


Amarelo - significa que o tema relacionado precisa de atenção, que existem problemas e precisam ser resolvidos, porém que não possui impacto significativa ao projeto.


Vermelho significa que algo relacionado ao tema abordado no cartão está errado ou provocando atraso no processo e que precisa de melhorias imediatamente, pois pode provocar impacto significativo ao projeto.



Os temas e questões sugeridos pelo modelo são:


Entrega de valor – as entregas realmente agregam valor ao produto e os stakeholders estão satisfeitos com o que está sendo entregue ao final das Sprints?


Facilidade nas entregas/realease – as entregas/releases são simples, seguras e, principalmente, automatizadas?


Diversão – O ambiente de trabalho é leve e divertido? Os membros do time estão se divertindo ao trabalhar juntos?


Qualidade/Saúde do Código – O time está orgulhoso do qualidade do Código produzido? Ou seja, ele é fácil de ler e foi bem testado?


Aprendizado – O Time está aprendendo coisas novas e aberto ao que é novo?


Missão – O time sabe exatamente a meta do projeto? Está trabalhando com confiança para alcançá-la?


Peões ou jogadores – O time está no controle, se autogerenciando ou são penas peões que precisam que definam o que deve ser feito, pois não tem autonomia para decidir?


Velocidade - As entregas são rápidas, sem espera ou atrasos?


Processos – A forma de trabalhar está adequada e está funcionando sem problemas?


Suporte – Sempre há suporte e quando solicitado o time é prontamente atendido?


Trabalho em equipe - Os membros do time colaboram entre eles? São integrados e respeitam uns aos outros?


2) Reúna o Time e provoque discussão sobre os temas dispostos nos cartões. Questione os membros do time como eles se sentem a respeito de cada tema e solicite que votem usando os cartões de votação (semáforos).


3) Crie uma tabela resumo, que pode ser tanto em ferramentas virtuais quanto desenhado em um quadro. Em cima dela, provoque discussão a respeito do que está melhorando, o que está estável e o que está piorando a cada dia.


O objetivo dessa técnica é criar uma demonstração gráfica dos padrões que indicarão onde devem ser realizadas as ações de melhorias que porventura sejam necessárias ou corrigir problemas que estão causando o desconforto ou dificuldade para o Time.



Analise as colunas, as linhas e o gráfico em geral, mas cuidado! Essa é apenas uma aproximação, então antes de implantar o plano de ação vale a pena refletir bem sobre o cenário encontrado, pois como disse George Box: “todos os modelos estão errados, mas alguns são úteis”.


Por exemplo, analisando o gráfico anterior, o Time 1 está realmente “voado”, sem problema algum ou estão sendo exacerbadamente otimistas?


Quanto ao tema, facilmente identificamos que os Times não estão recebendo suporte que esperam e isso deve ser resolvido com mais prioridade pelo time. Mas é isso mesmo ou estão sendo severos demais com quem deve prestar o suporte? Provavelmente não, mas é sempre bom refletir sobre isso.


Vale ressaltar que esse é um modelo de autoavaliação, fundamentado em honestidade e confiança entre os times. Então, só funcionará bem se houver um ambiente propício, onde os membros do time confiam uns nos outros.


Os temas dos cartões são apenas sugestões. O Time tem a liberdade para adicionar, retirar ou modificar os temas a serem avaliados.


Quando utilizar?


O Modelo de Verificação de Ambiência da Spotify pode ser realizada mensal ou trimestralmente, depende do projeto e da cultura organizacional.


Quer saber mais sobre Scrum? Sugiro iniciar o Scrum Path+ Program - Curso grátis de Scrum, através do botão abaixo:


تعليقات


zap.jpg
bottom of page