💬 Segundo o Guia do Scrum - Um guia definitivo para o Scrum: As regras do Jogo (2020), um Incremento é:
“... um trampolim concreto em direção a Meta do produto. Cada incremento é adicionado a todos os incrementos anteriores e completamente verificados, garantindo que todos os incrementos funcionem juntos. A fim de fornecer valor, o incremento deve ser utilizável.
Vários incrementos podem ser criados em uma Sprint. A soma dos incrementos é apresentada na Revisão da Sprint, apoiando assim o empirismo. No entanto, um incremento pode ser entregue aos stakeholders antes do final da Sprint. A Revisão da Sprint nunca deve ser considerada um marco para liberar valor.
O trabalho não pode ser considerado parte de um incremento a menos que atenda a Definição de Pronto.”.
Ao final de cada Sprint os incrementos aprovados pelo(a) Dono(a) do Produto (PO) são adicionados aos incrementos anteriores, que foram completamente testados e atenderam a Definição de Pronto (DoD), garantindo que todos os incrementos funcionem juntos. É o(a) Dono(a) do Produto PO quem decide quando “lançar” os incrementos realizados, gerando valor ao projeto e ao cliente.
Um incremento é a soma do trabalho concluído durante a Sprint atual mais o trabalho realizado nas Sprints anteriores. É a soma de todos os incrementos que atenderam a Definição de Pronto (DoD), garantindo que todos os incrementos funcionem juntos.
Ainda de acordo com o Guia Scrum (2020):
“no momento em que um item do Product Backlog atende a Definição de Pronto, um incremento nasce”.
Está claro no guia que não é necessário esperar o final da Sprint para entregar um incremento. Este deve ser entregue continuamente, quando o PO definir, e mais rapidamente quanto for possível. Por outro lado, não é obrigatório que o incremento do produto seja liberado ao final de cada Sprint.
O compromisso do artefato Incremento é com a Definição de Pronto (DoD).
De acordo com o Guia Scrum (2020):
“A Definição de Pronto é uma descrição formal do estado do Incremento quando ela atende às medidas de qualidade exigidas para o produto. No momento em que um item do Backlog do Produto atende a Definição de Pronto, um incremento nasce”.
Ainda conforme o Guia do Scrum (2020):
“quando um item do Backlog do Produto ou um incremento é descrito como ‘Pronto’, todos devem entender o que o ‘Pronto’ significa. Embora, isso possa variar por Time Scrum, os integrantes devem ter um entendimento compartilhado do que significa o trabalho estar completo, assegurando a transparência. Esta é a ‘Definição de Pronto’ para o Time Scrum e é usado para assegurar quando o trabalho está completado no incremento do produto”.
“A Definição de Feito cria transparência ao fornecer a todos uma compreensão compartilhada de qual trabalho foi concluído como parte do Incremento. Se um item do Product Backlog não atender à Definição de Pronto, ele não poderá ser lançado ou mesmo apresentado na Sprint Review. Em vez disso, ele retorna ao Backlog do Produto para consideração futura”.
O objetivo de cada Sprint é entregar incrementos que atendam a Definição de Pronto (DoD). Sendo assim, incremento é potencialmente utilizável e pode ser aprovado pelo(a) Dono(a) do Produto (PO) na Reunião de Revisão da Sprint.
A Definição de Pronto (DoD) traz transparência ao processo de aprovação dos Incrementos ao mostrar ao Time Scrum um entendimento pacífico do que realmente está “pronto”.
Abaixo estão alguns exemplos de Definição de Pronto:
● 100% do incremento verificado e validados sem erros críticos;
● A história do usuário atende aos requisitos de segurança;
● Toda documentação revisada;
● Projeto Básico de Engenharia revisado e comentado pelo cliente.
Se existem múltiplos Times Scrum trabalhando, a Definição de Pronto deve ser a mesma para todos.
A Definição de Pronto garante a transparência no momento da entrega do Produto, facilitando a ação de aceitar ou não os incrementos apresentados pelos Desenvolvedores ao(a) Dono(a) do Produto (PO) durante a Reunião de Revisão da Sprint.
Quando uma história do usuário é considerada pronta, significa que ela foi desenvolvida, passou em todos os testes e não tem defeito.
Se a definição de pronto faz parte das convenções, padrões ou diretrizes da organização de desenvolvimento, todos os Times Scrum devem segui-la. Os Desenvolvedores podem complementá-lo com elementos específicos para o produto ou contexto. Se não existir na organização um padrão de "pronto" para um incremento, o(a) PO com colaboração dos Desenvolvedores devem deliberar uma Definição de Pronto apropriada para o produto.
A Definição de Pronto (DoD) ajuda na inspeção, adaptação e garante a transparência do artefato, quando da avaliação se o trabalho foi concluído durante a Revisão da Sprint.
“Por favor, atue como um experiente Dono do Produto e apresente uma Definição de Pronto (DoD) detalhada com base em [informe seus critérios].
A Definição de Pronto deve informar claramente os critérios e requisitos que precisam ser atendidos para que a [informe uma História de Usuário] seja considerada concluída.
Deve incluir na Definição de Pronto os resultados específicos que precisam ser alcançados. A Definição de Pronto deve ser clara, concisa e fornecer uma estrutura para avaliar a completude e a qualidade do trabalho. ”.
Quer saber mais sobre Scrum? Compre o livro Scrum Path+ , através do botão abaixo: