top of page

Histórias de Usuário

Foto do escritor: Scrum Path+Scrum Path+

Atualizado: 24 de ago. de 2022

História de usuário é uma descrição de alto nível do produto e requisitos na visão do usuário, buscando sempre descrever essa necessidade de uma forma simples e objetiva.

É de responsabilidade do Dono do Produto criar as Histórias de Usuários com apoio dos demais membros do Time Scrum para conduzir a criação de teste de aceitação, que servem para garantir que a história foi realizada e implementada conforme esperado. Para garantir a qualidade, uma boa História do Usuário deve ser INVEST, acrônimo de Independent, Negotiable, Valuable, Estimate, Small e Testable.

1) Indepenent (Independente) - As histórias podem ser implementadas em qualquer ordem, visto que não são dependentes e não podem virar gargalo.


2) Negociable (Negociáveis) - As histórias de usuários não são contratos com itens pré-definidos e inflexíveis. Os detalhes podem ser negociados com o Dono do Produto a qualquer momento. Sempre que Desenvolvedores tiverem dúvidas podem convocar o Dono do Produto para elucidá-las.

3) Valuable (Valiosa) - As histórias de usuários devem gerar valor ao cliente. Se for considerado sem valor, ou "perfumaria", não deve ser implementada.

4) Estimable (Estimável) - Não precisam ser exatas, mas devem ser estimadas.

5) Small (Pequena) - Histórias menores, são mais fáceis de serem estimadas mais precisamente.

6) Testable (Testável) - Uma boa história de usuário deve ser testável para garantir que foram implementadas conforme esperado. Abaixo é apresentado um exemplo de História de Usuário para uma aplicação de consulta de Discos:

Aplicação: Consulta de Disco.

Eu, como um vendedor de discos,


eu quero buscar um disco digitando seu título,

para verificar se o mesmo existe em estoque e, se positivo, em qual prateleira se encontra para venda.


Definition of Ready - São critérios de qualidade das Histórias de Usuário, que definem se uma história é boa e está pronta para entrarem na Sprint.






Demonstração gráfica do nível de detalhamento das histórias de usuários:




Quanto mais alto no gráfico acima menos detalhamento a história possui.


👁‍🗨 Quando utilizar?


Deve ser utilizando após Backlog do Produto Priorizado. Cada um desses itens deve ser representado por um e, apenas um, item do Backlog do Produto Priorizado.

User Story Spike


Spike é um tipo especial de história de usuário utilizada para pesquisas, design, prototipação, etc. São Provas de Conceito (POC) para reduzir riscos, entender melhor os requisitos, aumentar a precisão das estimativas das histórias de usuário, testes com novas tecnologias, dentre outras características. Produzem informação útil para o projeto e não um incremento de software.

As Spikes são estimadas e fazem parte do Backlog do Produto. As Sprints de um Spike usualmente são menores que uma Sprint "normal", variam de 1 a 5 dias.


Quer saber mais sobre Scrum? Sugiro iniciar o Scrum Path+ Program - Curso grátis de Scrum, através do botão abaixo:


Comments


zap.jpg
bottom of page