O Gráfico de Burndown é o mais conhecido Radiador de Informação utilizado em organizações ágeis. Ele apresenta graficamente o trabalho restante de uma Sprint, da Release e do Projeto.
O trabalho pode ser medido por pontos de complexidade que faltam para concluir o trabalho. A vantagem do gráfico é a simplicidade e poder mostrar de forma transparente progresso do Projeto.
Abaixo são indicados antipadrões que podem ocorrer e devem ser analisados com mais atenção:
1) O time está finalizando o trabalho mais cedo do que o previsto, sprint após sprint? Deve ser porque ela está se comprometendo com menos trabalho do que é capaz.
2) O time não está finalizando o trabalho conforme previsto, sprint após sprint? Deve ser porque ela está se comprometendo com mais trabalho do que é capaz.
3) O gráfico de burndown está mostrando variações bruscas no realizado em vez de um burndown estável, com menor variação? Deve ser porque o trabalho não foi "quebrado", detalhado, dividido em partes menores como deveria ou Dono do Produto está adicionando ou alterando com muita frequência o escopo.
👁🗨 Quando utilizar?
O Gráfico de Burndown pode ser com representação gráfica em linhas ou em barras e deve ser atualizado diariamente pelos Desenvolvedores antes da Reunião Diária.
Quer saber mais sobre Scrum? Sugiro iniciar o Scrum Path+ Program - Curso grátis de Scrum, através do botão abaixo:
Comments