top of page

Backlog do Produto (Product Backlog)

  • Foto do escritor: Scrum Path+
    Scrum Path+
  • 1 de nov. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 15 de nov. de 2023


💬 Segundo o Guia do Scrum - Um guia definitivo para o Scrum: As regras do Jogo (2020), o Backlog do Produto (Product Backlog) é:


“O Product Backlog é uma lista ordenada e emergente do que é necessário para melhorar o produto. É a única fonte de trabalho realizado pelo Scrum Team. [...]
Os Developers que farão o trabalho são responsáveis pelo dimensionamento. O Product Owner pode influenciar os Developers, ajudando-os a entender e selecionar trade-offs (trocas de itens)”.

O Backlog do Produto lista todas as características, funções, requisitos, melhorias e correções que formam as mudanças que devem ser feitas no produto em futuras versões. Os Itens do Backlog do Produto (PBI) devem ser priorizados pelo(a) Dono(a) do Produto (PO) para entregar mais valor ao cliente e ao negócio.


Os Desenvolvedores são responsáveis pelas estimativas e refinamento dos Itens do Backlog do Produto (PBI), já o(a) Dono(a) do Produto (PO) pode influenciar e apoiar os Desenvolvedores a entenderem, estimarem e realizarem trade-offs (trocas).


Sobre refinamento do Backlog do Produto o Guia do Scrum, explica o seguinte:


“Os Itens do Backlog do Produto que podem ser realizados pelo Time Scrum em uma Sprint são considerados preparados para seleção no evento Planejamento da Sprint. Eles geralmente adquirem esse grau de transparência após as atividades de refinamento. O refinamento Backlog do Produto é o ato de quebrar e incluir definição adicional aos Itens do Backlog do Produto para ter itens menores e mais precisos. Esta é uma atividade contínua para adicionar detalhes, como descrição, ordem e tamanho. Os atributos geralmente variam de acordo com o domínio de trabalho”.

Os Itens do Backlog do Produto (PBI) no topo da lista devem ser mais detalhados, bem estimados e mais entendidos que os itens de ordem mais ao meio e ao final da lista. Quanto mais próximo do final da lista, menos detalhamento. Os itens no topo do Backlog do Produto serão trabalhados pelo Time Scrum na próxima Sprint, portanto, devem ser mais refinados e decompostos, de modo a garantir que todos estes itens estejam “Prontos” ao final do timeboxed da Sprint.




Os Itens do Backlog do Produto (PBI) que podem ser concluídos (“Prontos”) pelos Desenvolvedores dentro de uma Sprint são chamados de itens “Preparados” (Ready), ou seja, podem ser selecionados para serem trabalhados na Sprint na Reunião de Planejamento da Sprint.


O refinamento do Backlog do Produto é um processo contínuo durante o progresso da Sprint, com colaboração entre o(a) PO e os Desenvolvedores. O intuito é aumentar a transparência e entendimento sobre o trabalho futuro a ser feito.


O Backlog do Produto é dinâmico e nunca está completo. Enquanto um produto existir, seu backlog sempre existirá, com trabalho que poderá ser realizado no futuro.


Se existem múltiplos Times Scrum trabalhando no mesmo Produto, o Backlog do Produto deve ser o mesmo para todos.


Quanto mais reuniões de refinamento mais detalhado e mais facilmente o Backlog do Produto será entendido.

O compromisso do Backlog do Produto é com a Meta do Produto, que é o objetivo único de longo prazo que o Time Scrum deve alcançar.


A Meta do Produto está contida no Backlog do Produto, representada pelo conjunto de incrementos valiosos do produto que serão entregues, preferencialmente, ao final de cada Sprint pelos Desenvolvedores.


Exemplo de Meta do Produto com a técnica Pitch Elevator adaptada:


  • Descrição: Meta do Produto para o Livro Scrum Path+ : Seu caminho para agilidade

  • Para agilistas, como eu, do mundo todo ou profissionais entrantes no mundo ágil…

  • quem têm interesse em se aprofundar ou aprender sobre Scrun.

  • O livro Scrum Path+ : Seu caminho para agilidade…

  • é uma excelente fonte de conhecimento…

  • que detalha o Scrum através de escrita fácil de entender, com exemplos práticos, detalhamento de ferramentas, prompts para ser usados com Inteligência Artificial, etc…

  • ao contrário dos livros genéricos, densos ou demasiadamente difíceis de entender que estão disponíveis nas prateleiras de livrarias digitais…

  • nosso produto além de ter exemplos, é fácil de ler e não é denso e repetitivo.


Outra ferramenta mais lúdica, que também pode ser utilizada é a Vision Box, detalhada mais adiante.


Prompts I.A.


- Meta do Produto


“Por favor, atue como um experiente Dono de Produto e crie uma Meta do Produto cujo projeto é [informe o contexto e detalhes do projeto] e seu Backlog do Produto é: [cole o backlog do produto].

Defina uma visão de produto clara, específica e mensurável.


Descreva o resultado desejado que a Meta do Produto deve alcançar”.



Quer saber mais sobre Scrum? Compre agora o livro Scrum Path+ : Seu caminho para agilidade, através do botão abaixo:




Comments


zap.jpg
bottom of page