💬 Segundo o Guia do Scrum - Um guia definitivo para o Scrum: As regras do Jogo (2020), o Backlog da Sprint é:
“composto pela Meta da Sprint (por que), o conjunto de itens do Backlog do Produto selecionados para a Sprint (o que), bem como um plano de ação para entregar o Incremento (como).
O Sprint Backlog é um plano feito por e para os Desenvolvedores. É uma imagem altamente visível, em tempo real do trabalho que os Desenvolvedores planejam realizar durante a Sprint para atingir a Meta da Sprint. Consequentemente, o Backlog da Sprint é atualizado ao longo da Sprint conforme mais é aprendido. Deve ter detalhes suficientes para que eles possam inspecionar seu progresso na Daily Scrum.”.
O Backlog da Sprint compõe as seguintes componentes:
● Por quê - esta é a Meta da Sprint (detalhada a seguir), ela é construída pelo Time Scrum durante a reunião de Planejamento da Sprint e indica qual o objetivo que a Sprint deve alcançar.
● O quê - São os Itens do Backlog do Produto (PBI) selecionados pelos Desenvolvedores durante a Reunião de Planejamento para serem realizados durante a Sprint atual.
● Como - É o detalhamento dos Itens do Backlog do Produto (PBI), que deve ser realizado pelos Desenvolvedores.
Quebrar as Histórias de Usuário em subtarefas, realizar as respectivas estimativas, instruções de implementação, definir as ferramentas, etc., fazem parte do plano de trabalho do Backlog da Sprint.
A Meta da Sprint, os Itens do Backlog do Produto (PBI) selecionados para a atual Sprint, mais o plano de trabalho feito pelos Desenvolvedores para entregá-los são juntos chamados de Backlog da Sprint.
O Backlog da Sprint demonstra todo o trabalho que os Desenvolvedores devem realizar para atingir a Meta da da Sprint.
À medida que os Desenvolvedores vão trabalhando nos Itens do Backlog do Produto (PBI), eles vão conhecendo mais detalhadamente o problema e o que precisa ser feito, com isso, terão condições de adicionar ou remover tarefas do Backlog da Sprint, que são considerados desnecessários ou que não agreguem valor ao cliente ou negócio.
Conforme o trabalho é completado, a soma do trabalho restante deve ser atualizada para refletir o seu progresso no Gráfico Burndown/Burnup ou Fluxos Cumulativos.
O Backlog da Sprint é “propriedade" de todos os Desenvolvedores, embora cada membro do time pode ser individualmente o responsável por desenvolver um item do Backlog da Sprint.
Somente os Desenvolvedores podem alterar o Backlog da Sprint durante a Sprint.
O Backlog da Sprint deve ser mantido visível a todos da empresa. Pode-se utilizar um Gráfico de Burndown da Sprint e/ou Quadro da Sprint afixado no ambiente de trabalho para que todos do Time Scrum e stakeholders tenham conhecimento do andamento do projeto.
O Backlog da Sprint deve ser decomposto suficientemente para que as mudanças em andamento e detalhes sejam percebidas e inspecionadas pelos Desenvolvedores durante a Reunião Diária.
O compromisso da Sprint é com a Meta da Sprint. Cada Sprint tem sua Meta da Sprint específica.
O objetivo de uma Sprint é produzir um incremento do produto pronto. Para isso, é definido a Meta da Sprint pelo Time Scrum na Reunião de Planejamento da Sprint para indicar aos Desenvolvedores quais itens do Backlog da Sprint devem ser trabalhados prioritariamente.
A Meta da Sprint fornece orientação para os Desenvolvedores sobre o porquê estão construindo o incremento.
Exemplo de meta em um projeto de Desenvolvimento de Software Automotivo:
Esta Sprint existe para … desenvolver a Arquitetura, desenvolver o Código dos Componentes, desenvolver os Testes Unitários (Unit Test), Integrar o Código e Verificar e Validar o Código do Sistema de Gerenciador Falhas de um veículo totalmente elétrico.
Uma boa Meta da Sprint permitirá que os Desenvolvedores se comprometam e foquem em desenvolver o que foi planejado e, se necessário, replanejem o trabalho para que a meta seja alcançada.
Desta forma bem específica os Desenvolvedores saberão que se aparecer outra atividade que não esteja incluída pela Meta da Sprint, poderão sinalizar ao Scrum Master ou ao(a) PO que estão fugindo do objetivo e que, possivelmente, não entregarão um incremento com valor ao final da Sprint.
Cabem a todos os elementos do Time Scrum monitorar se estão de acordo com a meta ou se há desvio, se houver, devem apresentar um plano de recuperação.
A Meta da Sprint é criada colaborativamente pelo Time Scrum durante a Reunião de Planejamento da Sprint e, então, acrescida ao Backlog da Sprint.
A Meta da Sprint é um compromisso dos Desenvolvedores, que devem focar e trabalhar colaborativamente ao invés de cada membro do time realizarem atividades distintas.
Em muitos casos definimos metas que não são possíveis de serem alcançadas ou aquém do que realmente será desenvolvido, nestes casos, pode-se utilizar a técnica SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time-based) para definir a Meta da Sprint. O formato que recomendo para as Metas da Sprints é a seguinte: “Esta Sprint existe para… (o que a Sprint vai produzir)”.
Exemplos de Metas da Sprint:
Projeto A / Sprint 2 - “Esta Sprint existe para… configurar a infraestrutura de implantação onde será disponibilizado uma página funcional e segura de pedidos de compras em 15 dias”.
Projeto A / Sprint 3 - Esta Sprint existe para… testar a página de pedido de compra em 30 dias”.
Projeto C / Sprint 1 - Esta Sprint existe para… implantar programa de parceria para aquisição de novos clientes em 30 dias”.
Conforme os Desenvolvedores trabalham durante a Sprint, eles devem manter a Meta da Sprint em foco para evitar desvios. Se o trabalho ocorrer diferentemente do planejado, eles devem colaborar com o(a) Dono(a) do Produto (PO) para adaptar o Backlog da Sprint dentro da Sprint em andamento, mas sem afetar a Meta da Sprint.
O Backlog da Sprint é flexível, mas a Meta da Sprint é imutável, se ela tornar-se obsoleta por qualquer motivo, o(a) Dono(a) do Produto deve considerar cancelar a Sprint, pois esta, provavelmente, não fará mais sentido.
Prompts I.A.
“Por favor, atue como um experiente Time Scrum e crie uma Meta da Sprint cujo projeto [informe o contexto e detalhes do projeto] e respectivo product backlog é o seguinte: [cole o Sprint backlog].
Defina uma Meta da Sprint clara, específica e mensurável. Descreva o resultado desejado que a Sprint deve alcançar. Utilize a técnica [SMART ou informe outra técnica ou estrutura da técnica]”.
Quer saber mais sobre Scrum? Compre o livro Scrum Path+ , através do botão abaixo:
Comments