Sprint significa "arrancada" em inglês, referência ao treino de corrida intervalado, com corridas rápidas e constantes, com pace alto do início até o final da corrida, mas com tempo de recuperação maior. Fazendo mais ou menos um paralelo, no Scrum o time trabalha na Sprint de curto prazo (de 1 a 4 semanas), com velocidade rápida e constante adaptada ao desempenho do time até o final do Projeto. A ideia principal é: maior velocidade para desenvolver uma grande quantidade de entregas em menor prazo possível, mas dentro da capacidade do time.
💬 O Guia do Scrum - Um guia definitivo para o Scrum: As regras do Jogo (2020), considera que:
“Sprints são o coração do Scrum, onde ideias são transformadas em valor. São eventos de duração fixa de um mês ou menos para criar consistência. Uma nova Sprint começa imediatamente após a conclusão da Sprint anterior”.
👁🗨 Além de ser considerado como coração do Scrum a Sprint é um container para outros eventos, ou seja, dentro da Sprint estão contidos o Planejamento da Sprint (Sprint Planning), a Reunião Diária (Daily Scrum), a Revisão da Sprint (Sprint review) e a Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective), além do tempo de desenvolvimento dos trabalhos. Os prazos de execução destes devem ser considerados quando da definição da duração das Sprints (sugerido de 1 a 4 semanas). Não é recomendado, mas a duração da Sprint pode ser alterada no decorrer do projeto após negociação entre o Dono do Produto e os Desenvolvedores.
Durante a Sprint, a qualidade não pode ser reduzida e nenhuma mudança é aprovada se colocar o objetivo do Sprint em risco.
A Sprint pode sofrer mudança, inclusive ser cancelada com a chancela do Dono do Produto. Também, o trabalho a ser executado poderá terminar antes do previsto, se isso ocorrer poderão ser incluídos novos itens ao Backlog da Sprint que complemente o tempo que lhe falta. Por exemplo, em uma sprint de 4 semanas, estavam previstos 4 incrementos no produto, mas durante a execução percebeu-se que o uso de uma tecnologia nova acelerou o desenvolvimento, por isso, em 3 semanas os 4 incrementos previstos foram feitos. Neste caso, os Desenvolvedores, poderão solicitar que 1 ou mais itens do Backlog do Produto sejam adicionados a atual Sprint, desde que o prazo previsto para concluir as novas atividades seja de no máximo mais 1 semana.
Durante a execução da Sprint não são aceitas mudanças que possam modificar o objetivo da Sprint. Todas as mudanças são bem-vindas, mas deverão ser analisadas pelo Time Scrum. À medida que as mudanças forem sendo aprovadas, devem ser priorizadas e incluídas no Backlog do Produto. As metas de qualidade não diminuem. O escopo pode ser explicado e renegociado entre o Dono do Produto, Cliente e os Desenvolvedores no decorrer do desenvolvimento.
👁🗨 "A Sprint deve ser curta suficiente para manter o risco do negócio aceitável e proporcionar sincronismo dos trabalhos de desenvolvimento com outros eventos do negócio".
As Sprints são limitadas a um mês, pois permitem a inspeção e adaptação em direção ao objetivo de cada mês, limitado ao risco de custo de um mês corrido, caso algo não saia conforme planejado e seja necessário o cancelamento da Sprint.
👁🗨 A Sprint é encerrada quando o tempo dela expira. A Sprint pode ser cancelada antes do time-boxed da Sprint terminar. Tão somente o Dono do Produto pode cancelar a Sprint. A Sprint poderá ser cancelada se o objetivo da Sprint não fizer mais sentido. Por exemplo, se as condições do mercado ou de tecnologia mudarem, inviabilizando a continuação do projeto.
Cancelamentos de Sprints consome recursos, geralmente são traumáticos para o Time Scrum, porém são raros de ocorrer.
👁🗨 Quando ocorre o cancelamento da Sprint todos os itens de Backlog do Produto incompletos são reanalisados, reestimados e incluídos novamente no Backlog do Produto.
Meta da Sprint
A meta da Sprint é definida pelo Time Scrum durante a Reunião de Planejamento da Sprint (Sprint Planning). A meta da Sprint indica aos Desenvolvedores quais itens do Backlog da Sprint devem ser trabalhados, entregando o máximo de valor ao cliente através dos incrementos, implementando funcionalidade e tecnologia.
👁🗨 O objetivo de uma Sprint é produzir um incremento do produto feito.
Monitorando o Progresso a Caminho dos Objetivos
Em qualquer ponto do tempo, o total do trabalho restante para alcançar o objetivo pode ser somado. O Dono do Produto acompanha o total do trabalho restante pelo menos a cada reunião de Revisão da Sprint. O Dono do Produto compara este valor com o trabalho restante mostrados nas Revisões das Sprints anteriores para avaliar o progresso. Esta informação deve ser transparente para todas as partes interessadas do projeto.
Várias práticas para prever tendências são usadas para mostrar o progresso, tais como burndowns, burnups, ou fluxos cumulativos. Estas têm se provados muito úteis.
Monitorando o Progresso da Sprint
Em qualquer ponto do tempo na Sprint, o total do trabalho remanescente dos itens do Backlog da Sprint pode ser somado. Os Desenvolvedores monitoram o total do trabalho restante em cada Reunião Diária para projetar a probabilidade de alcançar o objetivo da Sprint. Ao acompanhar o trabalho restante ao longo de toda a Sprint, os Desenvolvedores podem gerenciar o seu progresso.
Várias práticas para prever tendências foram usadas para mostrar o progresso, tais como burndowns, burnups, ou fluxos cumulativos. Estas têm se provados muito úteis.
Quer saber mais sobre Scrum? Sugiro iniciar o Scrum Path+ Program - Curso grátis de Scrum, através do botão abaixo:
Comments